O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Portal Serrano

portalserranors@gmail.com

Festival Saíra irá encantar Canela

A Epu’ã Produções Culturais, realizará nos dias 28, 29 e 30 de março (de sexta à domingo), o “Festival Saíra Encantada de Cultura e Diversidade – Valorização das culturas negro-brasileiras e indígenas na Serra Gaúcha”, em Canela. O evento reforçará a importância de ampliar espaços em todas as esferas sociais para a diversidade cultural, promovendo visibilidade e enfrentando o preconceito com criatividade, representatividade e linguagem acessível. 

O evento se destaca por sua programação, que abrange arte, cultura e música, (conectando saberes e expressões ancestrais e contemporâneas.) Ao longo de três dias de programação, a cidade de Canela será palco de encontros plurais, onde as histórias negras e indígenas estarão no centro, conectando pessoas e celebrando a diversidade em todas as suas formas. Artistas como Richard Serraria, Adilson Fontoura, Grupo de Capoeira Liberdade, Bernardo JR, Land, Lady Black, Fernando Xokleng, Marlon Brando realizarão shows gratuitos e abertos ao público.  O festival também contará com contações de histórias em escolas no município. As escolas ainda receberão material educativo, que irá auxiliar as professoras no cumprimento da Lei 11.645/2008, lei federal que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar do Brasil. 

O artista e músico, Richard Serraria, no dia 28 de março, fará a contação de história em duas escolas: na Barão do Rio Branco (escola municipal) e na Carlos Wortmamm (escola estadual). Ele irá narrar a história da Girafa da Cerquinha, um projeto de contação de histórias infantis, que reconta a fábula da girafa vinda da África para o bairro da Cerquinha, em Pelotas. A contação de história é feita com o tambor sopapo, tocado de maneira continuada envolvendo a criançada numa vivência lúdica. 

 

Girafa da Cerquinha

Girafa da Cerquinha é inspirado na narrativa oral da Mestra Griô Dona Sirley Amaro. A mestra foi reconhecida pelo Ministério da Cultura no Programa Cultura Viva e faleceu em outubro de 2020. 

 

Programação

Ainda na sexta-feira(28/03) acontece a exposição de fotos Olhar de Fuá (28/02), da fotógrafa indígena Fuá, e a mostra de curta-metragens, que trarão a religiosidade afro-brasileira e cosmovisões indígenas.

Sábado (29/03), as atividades reiniciam às 9h, na Feirinha de Canela, com oficina de toques de tambor, com Adilson Fontoura. As inscrições são limitadas. Às 13h30min na praça João Corrêa, o Festival Saíra Encantada segue com contação de histórias com Cacique Maurício e Richard Serraria, além da roda de capoeira, com o Grupo de Capoeira Liberdade. Às 16h30min, o Slam tomará conta da praça central com a Mostra “A Rua é Nóis”, tendo a participação dos rappers Bernardo Jr., Land e Lady Black, além do Breakdance de Marlon Brando e graffiti ao vivo.

No domingo (30/03), a partir das 14h, o ponto de encontro é a Aldeia Indígena Tekoa Kurity, onde será realizada uma trilha cultural e a apresentação do Coral Kurity Mboraí Mbaraete. Esta atividade também terá inscrições antecipadas, que podem ser feitas no Instagram do projeto (@festivalsairaencantada).

 

A Cultura e a Diversidade caminham juntas no campo institucional e nas diversas pautas e vivências cotidianas. Ao longo dos últimos anos, a Cultura tem colocado essa bandeira como uma das suas centralidades e participa ativamente da luta em prol da diversidade na Serra Gaúcha.

 

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do @festivalsairaencantada.

 

O Festival Saíra Encantada de Cultura de Diversidade é PRODUZIDO pela Epu’ã Produções Culturais, tem APOIO da Prefeitura Municipal de Canela, Secretaria de Turismo e Cultura de Canela e Departamento de Cultura de Canela, tem APOIO CULTURAL do Pasteleiro Canela e Chaulet Gastronomia, Araçá Bistrô e Palácio do Kikito, tem APOIO DE MÍDIA da CLUBE 885 e está sendo REALIZADO com recursos da Lei 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, através do edital de chamamento público 03/2024 – Canela/RS

Postagens Recentes
Colunistas

O Eu de uma mirtácea

Durante meu crescimento invejei outras árvores, outras espécies. Chegava a chuva, aquentava-me o sol e eu invejava tipos como as

Assine nossa newsletter