Se eu não te amasse tanto, provavelmente andaria por este mundo de Deus à procura de você. Seria uma romaria inútil, pois você estaria aqui bem perto, mas longe do meu caminho. Eu sairia por aí em busca de aventuras, o que, certamente, resultaria em nada como foi minha vida antes de você. Quis o destino, e nosso amigo Gordinho – nosso cupido –, que o mundo viesse a mim, na forma de mulher. Protegi teus pés do inverno de Canela, perdi um jogo do Grêmio, abandonado na tela da TV, e te vi ir embora deixando só uma certeza: você era a mulher da minha vida. Um anjo que me salvou e me protege, mesmo sem saber. Mesmo sem querer.
Se eu não te amasse tanto, sucumbiria em prantos, frente à pandemia, enchentes, decepções e tantos tombos em tão pouco tempo. Não teria vencido um câncer. Desistiria de tudo diante das dores da mudança e, acima de tudo, não suportaria nossas brigas. Teria te abandonado na noite em que você veio, foi e voltou em meio a lágrimas de ódio e amor. Sim compreendi que são semelhantes.
Mas eu te amava demais. Vencemos, mesmo com as dificuldades da relação entre seres tão diferentes.
Se eu não te amasse tanto, eu seria um ser menor. Você me fez ver a vida de outra forma. Me fez compreender que um homem não pode viver só de sonhos. Me ensinou a ver a realidade e decidir com racionalidade. Insisto com a viagem e você me traz pro chão. Às vezes te trago para meus delírios aventureiros e, aí, você curte comigo. Assim continuamos juntos, na alegria e na tristeza. A cada dia que passa mais alegrias que tristezas. Você me faz maior. O amor por você me fez melhor.
Se eu não te amasse tanto, não teria aprendido como amar direito. Com você vi que o caminho é mais importante que a chegada. Você me ensinou e entender os mistérios de uma mulher. Coisa que apesar de tantos anos e de inúmeras experiências, era um neófito, desconhecia. Fez com que colocasse meus desejos para depois dos teus e com isto aprendesse que mais importante que o próprio prazer, é o prazer a dar prazer a quem se ama. Coisas que só uma grande mulher é capaz de fazer. Às vezes esqueço as lições mas você não desiste. Repete o passo a passo até que eu faça tudo como deve ser feito. Meu amor por você me fez humilde. Me fez sentir.
Se eu não te amasse tanto, tudo estaria perdido. Não teria sido apresentado ao verdeiro amor. Um amor pleno, limpo, transparente e generoso. Um amor que me mantém vivo, como se o tempo não existisse. Que me motiva a seguir te amando. Mesmo com dores, rusgas e dificuldades.
Te amo tanto que às vezes quando as coisas não vão bem, e sinto vontade de partir. De me despedir de você, o que significaria dar adeus a vida. Nestas horas percebo que só faria isto, na verdade, se eu não te amasse tanto.