Diversos pesquisadores estarão realizando entre os dias 09 e 10 de agosto uma visita de reconhecimento do território rural de São Francisco de Paula, dando início ao projeto “A Cadeia Produtiva do Turismo Rural em São Francisco de Paula–RS: novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável do Bioma Mata Atlântica” organizado pela PUCRS e pela UERGS. Além dessas instituições estarão presentes também pesquisadores da UFPEL, UNILA e UFRGS, instituições apoiadoras do projeto.
O turismo é uma alternativa que possibilita o desenvolvimento regional através da geração de empregos, renda, atração de investimentos e conservação ambiental. O Turismo Rural atua como um indutor para gerar uma dinâmica positiva e integradora que se sustenta em uma rede de serviços turísticos e infraestrutura, que tem por objetivo incrementar a informação, a produção, a inovação e o consumo seguindo os parâmetros de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Por isso, São Francisco de Paula foi o território escolhido pela PUCRS e pela UERGS para realizar o projeto que tem como objetivo “fortalecer a Cadeia Produtiva do Turismo Rural sustentável através do uso de novas tecnologias no Bioma Mata Atlântica, por meio da ampliação da conexão entre produtores rurais e o os consumidores”.
Este projeto é financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) que é uma empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que fomenta a ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. O projeto conta com recursos de quase R$ 3 milhões, cujos resultados esperados são: a formação de uma rede de Turismo Rural no município de São Francisco de Paula, RS; o desenvolvimento de um Selo (marca) que permita o reconhecimento dos parceiros da Rede; um maior valor adicionado no produto rural e a proteção ambiental através do aumento do fluxo de turistas; maior comercialização de produtos orgânicos regionais e atração de novos negócios inovativos e sustentáveis para o município de São Francisco de Paula.
Os parceiros e associações do projeto são: Conselho de Desenvolvimento Regional da Região das Hortênsias (COREDE Hortênsias), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Reserva Particular do Patrimônio Natural Pró-Mata – PUCRS (RPPN Pró-Mata), Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula, Associação Pró-Turismo de São Francisco de Paula (ASTURIS), Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), Associação de Produtores Sabor da Colônia Boa Vista e Instituto e Agrovila Arca Verde.
No dia 10 de agosto, 15 pesquisadores das instituições envolvidas irão conhecer a experiência de dois empreendimentos de turismo rural, a Fazenda da Cria e o Bolicho do Chapéu, e no dia 11 estarão em reunião na UERGS Hortênsias.