A primeira etapa do projeto aconteceu com um encontro dedicado às comidas tradicionais indígenas, na aldeia Kaingang, em Canela, no final de maio. Nesse evento, foram produzidas iguarias como Fuá, Emi e Fág. No total, serão catalogadas seis receitas, com descrições em português e na língua Kaingang, para o livro.
Atualmente, a publicação está na sua segunda fase, passando pelo processo de edição e diagramação para garantir que o conteúdo seja apresentado de maneira acessível e visualmente atraente. O livro, intitulado “Ti Si Fag Vãjãn – Comida dos Ancestrais Kaingang”, será um recurso valioso para a preservação cultural e educacional dos kaingang.
O projeto culminará com um evento de lançamento aberto ao público, onde a comunidade compartilhará suas experiências durante a produção do livro. Este evento será uma celebração da cultura Kaingang e uma oportunidade para o público aprender mais sobre as tradições alimentares dessa comunidade.
O projeto está sendo realizado com recursos de Emendas da Câmara de Vereadores e conta com a realização do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canela, Prefeitura Municipal e Departamento de Cultura de Canela.
