O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Coluna da Paty

Patrícia Viale

“Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

Meu último domingo foi em função do Enem. Maria Rita, minha filha, foi treineira. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, e permite ao candidato pleitear vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.

O tema da redação nesta edição foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Quando o tema foi divulgado pensei que ali estava um pouco de mim. Justamente neste ano, o Enem registrou um aumento significativo no número de idosos inscritos na prova: 17.192 participantes, 191% a mais do que em 2022. Os estados com mais representantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997). Na escola em que Maria Rita fez as provas, em Canela, vi várias mulheres “maduras” com o kit de caneta preta e comprovante de inscrição. Bateu um sentimento de esperança. As mulheres não estão se acomodando e ainda planejam mudanças na vida.

O tema da redação me fez pensar na minha vida. Tenho 52 anos, alguns cabelos brancos, já faço reposição hormonal, entrei no Mestrado, deixei o cabelo crescer, mudei minha trajetória profissional, reformei minha casa, encontrei um grande amor. Algumas pessoas acham que estar nos 50 anos merece recolhimento e que se acomodar torna a vida mais tranquila. Talvez estejam certos. O caso é que não acredito em vida tranquila sem realização pessoal e a minha realização veio com os 50.

Envelhecer não é sobre seguir regras. Envelhecer é sobre se conhecer cada vez mais. E o autoconhecimento caminha junto com a vida tranquila. Viver é ter liberdade para mudar. É se analisar e perceber que o que ainda não foi vivido pode se tornar presente se quisermos. Viver é uma poesia sendo escrita constantemente. Tudo é possível.

No próximo domingo (16/11), será a vez da prova de matemática e ciências da natureza. E lá estarei novamente com a minha filha. Vivendo mais uma etapa e criando perspectivas positivas e reais para esta nova fase.

Postagens Recentes
Colunistas

Quando acaba a primavera?

A primavera acaba quando os sabiás já não te acordam de madrugada, e não é preciso fechar a janela pela

Assine nossa newsletter