Graças à parceria da internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), um novo projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por três anos, a PUCRS receberá o pesquisador Eduardo Sanguinet como professor estrangeiro visitante, inclusive na unidade de conservação PROMATA, em São Francisco de Paula. Sanguinet coordena a pesquisa “Impactos econômicos e ambientais da transição verde nas cadeias de valor regionais do Brasil”.
Eduardo Sanguinet é professor da Universidade Austral de Chile (Instituto de Economia Agraria). Doutor em Economia do Desenvolvimento (PUCRS) e Economia Aplicada com menção em Estudos Regionais (UCN, Chile) em dupla titulação. Possui mestrado em Desenvolvimento Rural (UFRGS) e bacharelado em Ciências Econômicas (UFSM). Sanguinet tem experiência em projetos de pesquisa e extensão nas temáticas de comercio internacional e inter-regional, meio ambiente e desenvolvimento regional.
A pesquisa, coordenada por Sanguinet, “Impactos econômicos e ambientais da transição verde nas cadeias de valor regionais do Brasil”, conta também com a participação dos professores Adelar Fochezatto e Augusto Mussi Alvim (PUCRS), Carlos Roberto Azzoni (USP), Francesco Cenerini e Sandy Dall’Erba da (Universidade de Illinois at Urbana Champaign), Luiz Carlos Santana Ribeiro (Universidade Federal de Sergipe), Mauricio Alejandro Oyarzo Aguilar da (Universidade de Concepcion), Miguel Atienza Ubeda (Universidade Católica del Norte), e Rodrigo Echeverria e Victor Hugo Moreira Lopez, ambos da Universidade Austral de Chile (UACh).
O objetivo do projeto é avaliar de forma integrada os impactos sistemáticos da transição verde nas cadeias de valor regionais do Brasil, a partir da abordagem de insumo-produto inter-regionais com extensão ambiental. Ao considerar a produção de energia, a alocação de recursos naturais, o valor adicionado e o emprego, o projeto mapeia desequilíbrios e oportunidades para um desenvolvimento regional mais sustentável em todo o Brasil.
“A execução do projeto na PUCRS representa uma oportunidade de retornar à universidade onde realizei meu doutorado e onde atualmente atuo como professor. Com o apoio de uma equipe de pesquisadores de alto nível, o projeto permitirá fortalecer as relações institucionais em âmbito internacional, promovendo a realização de eventos acadêmicos e a produção de publicações conjuntas ao longo dos três anos de execução. A iniciativa do projeto em rede também contempla visitas às universidades parceiras, bem como o acolhimento de estudantes e pesquisadores estrangeiros na PUCRS, ampliando o intercâmbio científico e acadêmico nos temas de desenvolvimento regional e transição verde no Brasil. Nesse sentido, a temática do projeto é altamente relevante para o desenvolvimento das regiões do país através de uma transição verde, que leve em consideração as aptidões regionais no país, e sua execução será possível graças ao apoio de um novo programa do CNPq voltado à atração de pesquisadores brasileiros com vínculos internacionais”, conta o pesquisador Sanguinet.