O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Coluna da Paty

Patrícia Viale

Por que precisamos falar sobre carbono na mesa do bar

Na escola aprendemos que o dióxido de carbono é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono e que sua representação química é CO₂. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black, em 1754. Este gás é importante para a fotossíntese de plantas, por exemplo. Sem ele e outros gases de efeito estufa, a vida na Terra provavelmente seria inviável. O que traz consequências ruins é a quantidade excessiva de gases. Todo excesso provoca desarmonia e desequilíbrio e é sobre isto que devemos falar pelos cotovelos, a partir de agora. Carbono tem que virar conversa de bar. 

Como sabemos, o excesso de dióxido de carbono, lançado diariamente na atmosfera, tem papel de destaque no superaquecimento do planeta, o que gera desequilíbrio dos ecossistemas e impactos ambientais em grande escala, como já estamos presenciando através das mudanças climáticas.

O assunto é extenso, envolve toda a sociedade e suas linhas de produção e estilos de vida. Precisamos conversar sobre ações para reduzir a emissão de CO₂, incentivar políticas governamentais que estimulem energia renovável e os reflorestamentos. Precisamos dizer que, a redução do desmatamento e a queima das florestas irá nos ajudar nesta empreitada ambiental.

Mudança de hábitos para todos, e compreensão do mercado de créditos de carbono, é pauta indispensável nestes dias. Este assunto já não é de especialistas, é de cada cidadão, que acredita na vida. Quando falamos em economizar água e energia é porque estamos pensando no futuro para toda a sociedade. Quando nos é solicitado o descarte correto do lixo é para que o solo, nossa atmosfera, nossa vegetação e nossas fontes de água sejam preservadas. Vivemos em rede. Uma ação em desequilíbrio pode afetar muitas outras vidas. 

Segundo estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), temos até o ano de 2025 para reduzir as emissões de CO₂ e impedir efeitos irreversíveis do aquecimento global. Temos pouco tempo para frear as emissões de poluentes do efeito estufa e impedir consequências irreversíveis ao planeta desencadeadas pelo aquecimento global, mas com informação e ação de todos somos capazes de mudar este cenário!

Postagens Recentes
Colunistas

O jogo dos muitos erros

Ao olhar esta foto você enxerga o quê? Sofás jogados, lixo espalhado. Você enxerga um animal amedrontado também? Um filhote

Assine nossa newsletter