O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Portal Serrano

portalserranors@gmail.com

PUCRS debate Ecologia Integral que será apresentada na COP30

A ecologia integral é um tema central para a COP30, que acontecerá entre 10 e 21 de novembro em Belém (PA), abordando a conexão entre crises ambientais, sociais, econômicas e políticas, e buscando soluções baseadas na proteção da vida e na justiça climática. Essa abordagem vai além das discussões climáticas tradicionais para incluir os direitos humanos, a participação de comunidades locais e a necessidade de mudanças no estilo de vida. A Igreja Católica, tem enfatizado a ecologia integral com base na encíclica Laudato Si’, de 2015, organizado pelo Papa Francisco e que traz iniciativas e visões para o evento. 

Em cima desta reflexão, a PUCRS, e parceiros, montaram o evento “Ecologia Integral rumo à COP30”, ocorrido no último dia 27/10, quando apresentaram uma série de iniciativas e encontros para discutir a sustentabilidade e a crise climática com o objetivo de preparação para COP30. Diversas organizações, como a Igreja Católica (por meio da Articulação Igreja Rumo à COP30 e a REPAM), a Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a sociedade civil, estão promovendo debates com foco na ecologia integral, combinando ciência, justiça social e espiritualidade para a construção de soluções. 

A palestra de abertura “Laudato Si”, com Irmão João Gutemberg, foi um momento de reflexão sobre pessoas, sentimentos e lugares conectados. Irmão Gutemberg lembrou que o Planeta e os seus habitantes estão interligados. “Devemos cuidar de tudo e de todos promovendo a Ecologia Integral. Não só as pessoas, não só o ambiente. Mas todos integrados como nos mostra o Evangelho da Criação. Mas acontece que ainda tem muita gente que ainda não entendeu que a paisagem natural não é para ser destruída e que o Planeta não é uma lixeira, mas a Terra Nossa Mãe, Terra Nossa Irmã. Então vamos fazer um grande esforço para mudar nossas atitudes através da Conversão Ecológica”.

Após a abertura, ocorreu o Painel PUCRS Sustentável, com mediação do professor Augusto Alvim (Instituto do Meio Ambiente) e com convidados. Izabel Brandão e Evelin da Rosa, do Núcleo de Sustentabilidade da PUCRS, falaram sobre o uso eficiente de recursos, como energia elétrica, combustíveis, menos uso de papel, reciclagem, além de um programa de gestão ambiental da PUCRS que planeja ações para a redução de emissões de gases. Na sequência o professor Henrique Meyer, do Colégio Marista Champagnat, contou sobre Lixo Zero, programa realizado no colégio e apoiado por startup do Tecnopuc. O professor destacou a importância da educação para mudar os hábitos referente à geração e ao descarte e reciclagem de resíduos. E a professora Maira de Cássia Petrini (Tecnopuc – Sustentabilidade e Negócios de Impacto) falou o desenvolvimento de um HUB no Tecnopuc na área de negócios sustentáveis. Este HUB trabalha com diversas ações junto às empresas para melhorar a sustentabilidade das empresas sediadas ali. Este é um braço de apoio ambiental dentro da universidade.

O evento finalizou com “Reflexões sobre a COP30 Amazônia”, com o professor Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc. Audy participará nos painéis relativos à contribuição da Ciência, Tecnologia e Inovação e dos Ecossistemas de Inovação para um desenvolvimento sustentável, representando o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, no evento internacional, em Belém.

Augusto Alvim, mediador, salientou que o diálogo foi extremamente positivo. “Conseguimos mostrar uma parte mais teórica, do ponto de vista da universidade e da Igreja Católica, com os movimentos sociais relacionados. Apresentamos também o que a universidade e seus parceiros estão desenvolvendo. Foi um momento muito produtivo sobre a participação da academia e da ciência na COP30”.

Postagens Recentes
Colunistas

Quando acaba a primavera?

A primavera acaba quando os sabiás já não te acordam de madrugada, e não é preciso fechar a janela pela

Assine nossa newsletter