Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação foi criado para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO), em 1945. A FAO é uma agência das Nações Unidas que tem como missão liderar os esforços internacionais para combater a fome no planeta, alcançar a segurança alimentar de todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de qualidade. Neste ano, o tema da campanha é “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, o que sugere dois conceitos fundamentais: a colaboração global na transformação dos sistemas agroalimentares em prol da segurança alimentar e de um futuro sustentável.
A Shambala Naturais – empresa com 38 anos de fundação, com sede em Gravatal (SC) – também celebra a data, já que tem como propósito oferecer produtos de qualidade capazes de incentivar o consumo consciente. O pioneirismo da marca vem colaborando para que o Brasil ocupe o 4º lugar mundial no consumo de alimentos, bebidas, suplementos e até produtos têxteis de origem natural e sustentável. Segundo a agência de pesquisas Research and Markets, o mercado de alimentos saudáveis saltou de US$ 516,54 bilhões em 2023 para US$ 554,04 bilhões em 2024, com previsão de atingir impressionantes US$ 859,43 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa anual de 7,54%.
Atuar no chamado mercado verde pressupõe, também, um compromisso com a agricultura familiar e orgânica e, consequentemente, com as práticas sustentáveis, ambas mencionadas no Dia Mundial da Alimentação deste ano. Isso significa estabelecer parcerias com fornecedores que acreditam e praticam valores semelhantes, construindo um esforço cooperativado e virtuoso.
Atualmente, centenas de marcas disputam no mercado verde e, por conta disso, é importante que o consumidor consiga distinguir não só a procedência e qualidade dos insumos, como também o comprometimento das empresas com a atuação sistêmica neste segmento, que leva em conta as muitas variáveis aqui destacadas. Só assim, poderemos seguir de mãos dadas, certos que estamos causando um impacto positivo, mesmo em meio aos desafios globais.
Constantino de Freitas – Diretor da Shambala Naturais