Uma obra-prima! Não há outro adjetivo possível para descrever “Paris, Texas” , filme de 1984 relançado nos cinemas na última semana de setembro, em 4K. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, naquele ano, o longa do icônico diretor Wim Wenders – o mesmo de Dias Perfeitos e Asas do Desejo, entre outros – é um road movie arrebatador. Poético e profundo, Paris, Texas nos conduz nesta viagem que fala de amor, família, ausência e melancolia de forma magistral, sem pesar a mão.
A versão remasterizada em 4K chega para comemorar os 40 anos de seu lançamento, nos presenteando com a possibilidade de revê-lo ou assisti-lo pela primeira vez. No meu caso foi um reencontro. Na verdade, lembrava muito pouco do filme, assim como não lembro se chorei tanto da primeira vez. É possível que não, pois tenho a impressão que, com o passar do tempo, nos tornamos mais emotivos. De qualquer forma, pensei muito naquela menina de 20 e poucos anos que fui, curiosa e amante do cinema. E que continuo sendo.
Outro dia escutei um podcast com uma das minhas escritoras favoritas – a curitibana Giovana Madalosso, autora de Batida Só, Suíte Tóquio e Tudo Pode ser Roubado – junto com Walter Casagrande, comentarista esportivo e ex-jogador de futebol, que também admiro muito. Ambos citaram a curiosidade como um atributo fundamental para não envelhecermos, no sentido de não renunciarmos à pulsação da vida. Eu concordo totalmente. Desejar conhecer a livraria nova que abriu, assistir ao filme tão comentado, acompanhar as notícias e descobertas da atualidade – mesmo que nem todas sejam confortáveis – nos mantém vivos. A curiosidade movimenta os neurônios, melhora a cognição e renova o prazer. Saber envelhecer bem é, em parte, aceitar o declínio do corpo – por mais que os procedimentos estéticos sejam capazes de camuflar a aparência – mas, por outro, é não se render ao comodismo e desinteresse.
Rever Paris, Texas com uma amiga de longa data foi muito significativo. Assim como no filme, a passagem do tempo nos mostra que esta experiência terrena que estamos passando precisa ser muito bem aproveitada, independente da idade. Não deixe passar a oportunidade. De viver plenamente e assistir Paris,Texas.