O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Portal Serrano

portalserranors@gmail.com

Atlas da Notícia registra menos desertos de notícias no Brasil

O Atlas da Notícia é inspirado no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos, em meio à disrupção do modelo de negócios, causada pela revolução digital e provocado o fechamento de diversos veículos jornalísticos.

Já em sua quinta edição, o Atlas vem realizando anualmente um censo até então inédito das publicações jornalísticas no Brasil, identificando também os chamados “desertos de notícia”, localidades sem fontes de notícia local. Patrocinado pelo Meta Journalism Project e apoiado pela Intercom e Abraji, o projeto atualmente também se dedica à análise qualitativa dos dados levantados, buscando avaliar o tipo de cobertura realizada e tendências associadas à migração de veículos para a internet.

A região Sul acompanhou a tendência nacional de diminuição dos desertos, a partir do pente fino feito pela equipe durante o mapeamento. Os jornalistas voluntários se dedicaram a consultar cada município individualmente, em busca de veículos que pudessem ter surgido ou passado despercebidos.

No total, 101 municípios dos três estados eram considerados desertos e foram identificados como tendo veículos de comunicação. O Rio Grande do Sul foi o que mais perdeu desertos: 58, frente a 31 no Paraná e 12 em Santa Catarina. A proporção de municípios que são desertos é constante nas três UFs, girando entre 45% e 48%. Aliás, é a primeira vez que a região Sul demonstra uma média de desertos abaixo de 50%. Na edição anterior do levantamento, os desertos de notícia perfaziam 54,5% dos municípios do Sul.

Veículos em geral

A região Sul permanece a segunda região brasileira com mais veículos de comunicação – 3478, ou 25% do total. Isto representa a mesma proporção do último levantamento do Atlas, com uma variação pequena (em torno de 150) na quantidade de veículos jornalísticos totais identificados na região. Esta diferença se deve justamente à atenção especial dedicada aos desertos de notícia neste ano, embora o nível reduzido da diferença demonstre que a metodologia aplicada pelo mapeamento cobre adequadamente o território. Em termos proporcionais à população, a região Sul é a que concentra uma maior média de veículos, junto à região Centro-Oeste: cerca de 14 para cada 100 mil habitantes.

Nossa jornalista, Patrícia Viale, foi voluntária na equipe de mapeamento da edição de 2025.

Postagens Recentes
Colunistas

E se eu parasse de lutar

Minhas últimas semanas têm sido de adaptações: as aulas do mestrado, um novo curso sobre o futuro do jornalismo, pensando

Assine nossa newsletter