No dia 20 de julho, que foi num domingo, aconteceu no Parque do Palácio, em Canela, mais uma edição local do evento “UM DIA NO PARQUE”, uma campanha nacional com a proposta de incentivar a visitação e valorização dos parques naturais no Brasil. Segundo estimativas do coletivo Amigos do Parque do Palácio, organizadores do evento, entre 250 e 300 pessoas frequentaram o Parque ao longo desse dia. Famílias e amigos reuniram-se em piqueniques e rodas de conversa. Muitas pessoas aproveitaram para caminhar pelas trilhas do local, e jogos de futebol foram organizados por grupos de crianças.
De forma espontânea e voluntária, foram oferecidas atividades culturais, como apresentação do grupo de teatro de bonecos Os Bichões, que encantou grandes e pequenos com seu colorido e divertidas coreografias. Também o músico Mago Jef, com guitarra e microfone, cantou clássicos do pop e reggae, além de composições próprias. Destacou-se, igualmente, a ação do Rotary Club de Canela – Inspiração, instalando nesse dia um banco vermelho no Parque. O banco, pintado na cor vermelha pelos jovens que acompanharam o ato, é símbolo da campanha contra o feminicídio.
Ao entardecer foi realizada oficina de astronomia, sob orientação de Fábio Feijó. Com um telescópio de 1,5 metro de comprimento, com aumento de cerca de 70 vezes, os interessados tiveram oportunidade de visualizar e reconhecer constelações e astros no céu de Canela.
Recentemente, a mídia noticiou que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por solicitação do Poder Público e da comunidade de Canela, encaminhou ao Legislativo gaúcho o Projeto de Lei 272/2025, referente à doação da área ao município de Canela. A iniciativa Um Dia no Parque fortalece a importância ambiental, social do Parque do Palácio, e a luta por sua preservação como bem público, para os canelenses e seus visitantes. Precisamos, ou não, de mais dias como este?