A Flip 2025 (Festa Literária de Paraty) será espaço de escuta, delicadeza e resistência com a presença da escritora e filósofa Ana Fonseca, que participa da programação da Concha Literária, apresentando suas obras infantis premiadas, crônicas ilustradas e projetos de impacto literário e acadêmico.
Com uma carreira marcada pela diversidade e profundidade, Ana é doutora em Filosofia pela UFRGS, professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), especialista em Literatura Infantil e Juvenil, escritora, cronista e organizadora de mais de 14 livros infantis publicados. Seu trabalho transita entre a pesquisa acadêmica, a literatura para infância e os temas que marcam sua escrita: invisibilidades, tempo e pássaros — muitos pássaros.
Entre suas obras mais reconhecidas estão:
- Lola Late (finalista do Prêmio Minuano de Literatura)
- A araucária e a gralha azul (com o cacique Maurício Ven Tanh Salvador), selo Altamente Recomendável FNLIJ e Troféu Carlos Urbim
- Caramelo (finalista no Troféu Carlos Urbim)
- Plaft, plect, ploft, panda! (Selo AEILIJ Destaque 2024)
- Os hóspedes (finalista no Loba Festival)
- Eu, passarinho (seu 11º livro ilustrado)
- Melro-d’água, vencedor do Prêmio Nelly Novaes Coelho 2024 (a ser publicado em breve)
Ana também é autora das crônicas ilustradas Arranha-céu (finalista do Prêmio Ruth Guimarães) e Olé (vencedora do 3º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol – SP), ambas publicadas pela Editora Madrepérola.
“Escrevo sobre aquilo que quase não se vê. Sobre o que passa, o que voa, o que escapa… mas também sobre o que fica e se transforma. A literatura, para mim, é onde o tempo se dobra e a beleza se revela imperfeita e essencial.”
Durante a Flip, Ana estará presente em encontros, conversas com leitores e sessões de autógrafos na Concha Literária, espaço colaborativo que reúne autores de todo o Brasil para celebrar a bibliodiversidade, na charmosa Rua da Matriz, em Paraty.
Os livros que Ana Fonseca lançará na Flip 2025 são:
1) “Olé!” é um livro ilustrado que trata de diversidade e representatividade. “Olé!” conta a história de uma personagem que sonha em jogar futebol e ouve, seguidamente, “gente como você não joga”. Não sabemos como ela é, mas sabemos que, se fizermos o movimento de flipar o livro, a personagem jogará, fará um gol e todos comemorarão com ela. Além disso, o livro foi escrito para ser lido com a entonação da narração de um jogo de futebol. Então, é só entrar na brincadeira e se divertir com a leitura.
Ilustrado por Marcia Cattoi, publicado pela Editora Madrepérola em 2025.
2) “Arranha céu” é um livro que trata da neurodiversidade. Uma personagem autista pondera vantagens e desvantagens para chegar no trigésimo terceiro andar de um prédio: pelas escadas? Ou pelo elevador? A subida é cheia de excessos: muita gente, muito barulho, muitos cheiros. E você é do tipo de pessoa que entra no elevador sem pensar?
Ilustrado por Santiago Régis, publicado pela Editora Madrepérola em 2025.
Sobre o projeto Concha Literária
A Concha Literária é um espaço independente e colaborativo dentro da Flip 2025, dedicado a dar voz e visibilidade a autores e projetos literários diversos. Idealizado por Rafael Silvaro (editor da Madrepérola e da Verne), o projeto reúne lançamentos, oficinas, rodas de conversa e outras ações culturais em um ambiente acolhedor na Rua da Matriz, no coração de Paraty. A Concha é reconhecida por promover encontros afetivos entre escritores e leitores de todo o país.
Serviço:
O quê: Participação da autora Ana Fonseca na Flip 2025 – lançamento de livros e participação em mesas redondas
Onde: Concha Literária – Rua da Matriz, Centro Histórico de Paraty
Quando: Durante a programação da Flip 2025
1) Quarta-feira, 30/7, às 19 horas. Abertura e mesa-redonda: a diversidade na literatura para crianças e jovens, com Ana Fonseca e Janaína de Figueiredo, mediação: Juliana Pádua.
2) Quinta-feira, 31/7, às 15:15 horas. Mesa-redonda: os desafios e as alternativas para explorar as materialidades no PNLD Literário, com Juliana Pádua e Rafael Silvaro, mediação: Ana Fonseca.
3) Sábado, 2/8, às 18 horas. Lançamento de “Olé” e “Arranha-céu”.
