No último sábado (23), quem passou pela Rua Coberta se deparou com uma importante mobilização em alusão ao Dia Internacional da Não-Violência à Mulher, celebrado em 25 de novembro. Promovida pela Secretaria da Cidadania, Secretaria da Saúde, Gabinete da Primeira-Dama e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), a ação teve como objetivo alertar a sociedade sobre a gravidade da violência contra as mulheres e orientar sobre como enfrentá-la.
Durante a atividade, foram distribuídos materiais informativos detalhando os canais de denúncia, os tipos de violência — física, sexual, psicológica, patrimonial e moral — e as instituições que oferecem apoio às vítimas. A campanha também destacou o Ligue 180, um canal nacional gratuito e confidencial que funciona 24 horas para receber denúncias e orientar mulheres vítimas de violência.
A iniciativa contou com a presença do secretário da Cidadania, Ilton Gomes, da secretária adjunta da Cidadania e presidente do COMDIM, Juliana Fisch, e do vice-prefeito Luia Barbacovi, reforçando o compromisso da gestão municipal em proteger e promover os direitos das mulheres. “A luta por uma sociedade cada vez mais justa e segura para todos precisa ser constante e o Executivo Municipal tem profissionais engajados nesse objetivo”, destacou Luia.