A cidade de Gramado conta com um novo espaço cultural, desde agosto, em um de seus pontos mais icônicos da cidade. O Palácio do Kikito, também conhecido como Museu do Palácio do Festival de Cinema de Gramado, inaugurou o Espaço Rita Gil, uma homenagem à notável trajetória da artista gramadense Rita Gil, que dedicou quase 40 anos à arquitetura, artes visuais e ativismo cultural.
Um dos momentos marcantes da carreira de Rita foi durante o Festival de Cinema de Gramado, em 2007, quando incentivou a comunidade artística local a retratar o evento por meio da pintura. A iniciativa resultou na mostra “Pintando o Festival de Cinema”, que focou nos filmes premiados entre 1973 e 2007. Com a inauguração da galeria, Rita foi nomeada curadora e buscou reavivar esse legado, exibindo algumas dessas obras, que foram resgatadas tanto as ainda em posse dos artistas quanto as sob a guarda do Centro Municipal de Cultura. A mostra ficará por alguns meses até que a curadora apresente a nova mostra “Pintando os Festivais”
Em setembro Rita Gil já iniciou a curadoria da próxima mostra para 2025, convocando um grupo de 17 artistas, que pintarão sobre os últimos 17 Festivais, de 2008 até 2024. A ideia é retratar os filmes vencedores de cada ano. Os artistas receberam uma relação com fotos dos cartazes de cada ano, filme vencedor e atores premiados, com uma sinopse do filme de cada ano. Cada artista escolheu um ano para ser retratado.
A exposição pode ser visitada todos os dias, das 11h às 19h
Foto: Yas Almeida / Divulgação