A exposição póstuma MARIO PALERMO, uma vida de arte é uma homenagem ao artista Mario Palermo e marido da artista Kira Luá, que viveram juntos 25 anos.
Mario Palermo passou por várias fases durante sua vida artística. Suas reflexões e sentimentos são registrados em suas obras. Foi um grande artista da escultura, sua técnica mais amada.
Tem obras no acervo do Museu de Arte contemporânea de Porto Alegre e colecionadores como Dr Lair Ribeiro, Paulo Bacchi entre outros, criou e produziu muitas obras e troféus para grande empresas nacionais e internacionais no Brasil como Roche, Metal Leve, Visa, Natura, Globo, Ipiranga e eventos de Natal, Semana do Bebê, Exposição de orquídeas de Gramado, ACIC, foi professor da Escola de Arte de Gramado e do Ponto de Cultura de Canela entre outros. Também foi mestre de vários artistas e trabalhadores da escultura, em resina e fibra de vidro na região, estes trabalhadores hoje trabalham para os eventos da cidade.
Sua obra era mais figurativa do que abstrata, mas também percorreu esse caminho, expressando os sentimentos de opressão, teve a fase lírica e poética, que expressava alegria com muitas cores na sua obra, agregando vários elementos na sua obra, por último mergulhou no feminino em suas várias formas. Fez parte de vários grupos de artistas, fundamentalmente de um grupo de artistas italianos radicados no Brasil, como Calabrone, Becheroni, Guerzoni e Sencini.
Sempre participou de movimentos sociais artísticos no Uruguai e no Brasil, seus trabalhos expressam por liberdade.
A abertura da exposição acontece na quinta-feira, 10 de outubroo de 2024, às 19h, no Centro de Cultura de Gramado Arno Michaelsen, junto ao lago Joaquina Rita Bier.