Quando mulheres se juntam, a literatura se cria. Esta é a ideia do segundo volume “Mulheres Serranas”, que conta a história da região através de muitas narrativas femininas. Trinta mulheres, incluindo a ilustradora e a representante da gráfica, onde a obra foi impressa, mostram em palavras as vivências destas serranas no Campos de Cima da Serra.
Precisamos recordar diariamente que a história é vivida por todos e todas, mas contada por poucas. As mulheres silenciaram, por muito tempo, seu protagonismo, em função de casamentos e relações familiares e sociais, onde o homem determinava (e determina) o destino de todos. Em pleno ano de 2024, narrativas femininas ainda não receberam o seu devido valor. Assim, quando 30 mulheres se unem para criar uma obra literária é porque o silêncio não é mais bem visto. Falar, escrever, se expressar é uma necessidade. É uma escolha por uma nova vida.
Enquanto homens ainda declaram guerra, mulheres estão parindo vida. Enquanto mulheres cuidam destas vidas, homens esquecem que o dia a dia é feito de cuidados. O livro “Mulheres Serranas” foi publicado pela Editora Escrita Serrana, de São Francisco de Paula. Mariane Soares, editora juntamente com Simone Mumbach, contou que este livro é como um portal para um futuro mais feminino, de respeito à história de cada mulher que se mantém viva nestas histórias.
Cabe a cada uma de nós insistir neste discurso, que deve ser ação: a valorização do feminino. E este compromisso não é só de mulheres, mas também dos homens, que inclusive nasceram de mulheres. Ler autoras femininas é reconhecer memórias e vidas de verdade. Prestigiar estas vozes, que tanto nos fazem lembrar que a vida é o tesouro maior, é saber agradecer a benção do bem viver.
P.S: o livro pode ser encontrado no Essência da Serra Container (avenida Julio de Castilhos, 842 – São Francisco de Paula) ou com a Editora Escrita Serrana.