O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Coluna da Paty

Patrícia Viale

A luz que vira energia

Quando recebi o livro de contos Fotossíntese, da autora Sinara Foss, publicado pela editora Bestiário, avisei nas redes sociais, que este furaria minha fila de leituras. Sou muito fiel a esta fila e não é qualquer book que é autorizado a cometer tamanha infração.

Sinara é uma autora que provoca reações nos seus leitores e este processo todo começa com a capa do seu livro, onde uma árvore devora uma casa. A força da natureza, que chamamos incontrolável, nada mais é do que a lei da ação e reação, tão atuante neste ano de 2024. Estamos vivendo tempos de provações e convivências com o universo natural, que pede regramento e respeito às leis básicas da vida.

Salve, salve à cidade Vinha D’Alho, uma cidade de interior como tantas outras, com personagens marcantes, traumas, mistérios e nenhuma idealização. Vinha D’Alho podia ser a minha cidade ou a tua. Isto é fato. Quem não gostaria de viver num lugar assim, onde a vingança se concretiza em silêncio e em raras pistas? É nesta cidade, que a vida que nos foi ensinada se desmancha no ar, no respirar, no pensar.

Fotossíntese é um livro sobre a nossa natureza, sobre não termos autonomia alguma sobre o que é destinado para nós. Sabe tu sobre a tua própria vida? O que para ti é caridade, para a vida real é ofensa. O que para ti tem jeito de injustiça, para a vida é ajuste de contas. Não interessa o teu achismo. A pergunta necessária é: vai aceitar ou lutar contra a vida?

“… Agora, bastava escolher o destino que ele me levaria. Queria realizar meus sonhos, dizia. Só que não adianta fugir do que somos, eu pensava. Infelizmente, a leva no corpo a tristeza que é da gente” (pg. 105).

A “Desova” da vida acontece sem aviso prévio, antes ou depois da “Peste”. Confiamos nas pessoas como se elas fossem como nós. Não somos. Colocamos os “Olhos na Estrada” para fugir da vida, para evitarmos o “Marcador de Páginas” da existência. Se embaralharmos as cartas seremos colocados “Dentro do Tormento” ou estaremos iniciando “A Troca”? São apenas perguntas do dia a dia, que o livro reforça.

Fotossíntese é um chamado nada sutil para o que está vindo por aí. Não serão dias melhores ou piores. Serão apenas dias, onde a natureza chamará cada um para o seu acerto de contas. Os leitores de Sinara Foss já estão sendo avisados.

Postagens Recentes
Postagens Recentes
Colunistas

Então é Natal

Já chegou dezembro e o Natal por aqui já fez morada. Aqui na Serra Gaúcha, a data é representada pelo

Assine nossa newsletter