Setembro iniciou com a posse da diretoria da Academia Serrana de Letras gestão 2024/2026, no CTG Rodeio Serrano, em São Francisco de Paula. Os componentes desta nova gestão são:
Presidente: Patrícia Leuck
Vice presidente: Adriana Borella
Secretário geral: Cláudia Duarte
Secretário: José Fonseca
Tesoureiro: Paulo Gomes
Tesoureiro: Maria Lúcia Teixeira
Conselho Deliberativo:
Luiz Pompeu
Iva da Silva
Vinícius Zini
Conselho Fiscal:
João Batista Alves Bossle
Lucas Eduardo Ramos
Patricia Viale
O Portal Serrano conversou com a presidente, Patrícia Leuck, sobre a atuação desta diretoria. Patrícia disse que, em primeiro lugar, querem dar continuidade ao que foi iniciado na gestão anterior, disseminando o bom uso da linguagem e estimulando a escrita entre os confrades da Academia. “O escritor português Fernando Pessoa falou que uma boa gestão de academia de letras é, na verdade, uma junção de guardiões da língua portuguesa e é isto que queremos, através de bons projetos para a nossa comunidade serrana”, conta Patricia.
Sobre objetivos, para estes dois anos, estão continuações a dos projetos de sucesso na gestão anterior, que foram interrompidos por motivos diversos, como o Café Literário, que distribuiu os livros dos autores e autoras serranos nos cafés de São Francisco de Paula para leitura do público frequentador. “Este evento deu visibilidade para muitos escritores e escritoras e constatamos isto nas vendas dos seus livros, aqui na cidade”, acrescenta a presidente. Também estão previstas parcerias com escolas para criação de oficinas de escrita terapêutica e literária. “A comunidade precisa conviver e experimentar na prática a escrita e suas possibilidades”, acrescenta ela.
“A Academia Serrana de Letras, em São Francisco de Paula, é importante para que mais pessoas possam ter acesso à literatura, as artes literárias, além de fomentar a produção literária local, produzir literatura e descobrir novos talentos. Aqui temos talentos na comunidade e queremos mostrar muito desta nossa realidade”, finaliza Patricia Leuck.
Foto de Wagner Inno