O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Coluna da Paty

Patrícia Viale

Artistas plásticos pintaram a história de Gramado sem filtros

No primeiro semestre deste ano, antes das chuvas de maio, não era de se estranhar que ao passar por alguma estrada, das diversas áreas rurais de Gramado, você encontrasse na beira das estradas, um pintor com seu cavalete, tela e tinta empunhados, pintando uma paisagem. Era o Coletivo Plein Air Gramado, composto por quatro pintores gramadenses, que pintavam e eternizavam as belezas do patrimônio natural de Gramado através de suas habilidades artísticas, para o projeto cultural chamado Gramado Natural. A cidade do glamour também tem uma vida sem filtros. E posso garantir que é linda.

Hoje, quarta-feira, 03 de julho, como forma de celebração, estes pintores irão realizar a vernissage da exposição destas obras feitas, possibilitando à comunidade e visitantes de conhecerem as pinturas criadas pelas mãos de Debora Dhein, Alessandro Müller, Rogerio Baungarten e Jonatan Dhein, os integrantes do coletivo. Uma vernissage é a abertura de uma exposição de trabalhos artísticos, que foram planejados, produzidos nos meses, ou anos anteriores. Trata-se de um trabalho colossal de amor à arte.

Alessandro, pintor e também curador da mostra, nos contou que este momento, onde será exposto o trabalho deles, é muito importante, porque depois da catástrofe climática de maio, o projeto Gramado Natural passou a ter um outro sentido. Durante as chuvas de maio, desmoronamentos aconteceram na região, casas foram soterradas, vidas foram perdidas e muito se apagou naqueles dias terríveis. Esta exposição será também uma homenagem à vida. Muitas áreas pintadas, simplesmente desapareceram diante dos deslizamentos de terra. E isto não pode ser esquecido.

Além das pinturas, será possível conferir os registros fotográficos da fotógrafa Yas Almeida e audiovisuais produzidos durante as saídas de campo, expostos aos visitantes e que contam com acessibilidade através de audiodescrição e Libras.

A exposição abre oficialmente no dia 04 de julho, quinta-feira, e seguirá até dia 30 do mesmo mês, no Centro de Cultura Arno Michaelsen, no lago Joaquina Rita Bier, em Gramado. Os visitantes poderão vivenciar o processo criativo dos artistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30.

Prestigiar esta exposição é, antes de mais nada, um chamado à vida. Aquela que pulsa sem melindres e com muito respeito aos ritmos da natureza.

Postagens Recentes
Colunistas

Pés descalços

Minha avó materna nunca despiu os pés na minha frente. Raras foram às vezes em que a vi usando sapatos.

Assine nossa newsletter