A vereadora suplente Simone Dinnebier, no mês de fevereiro, assumiu a cadeira do vereador Renan Sartori (MDB) por 15 dias. Renan solicitou licença das atividades legislativas para tratar de assuntos particulares. O Portal Serrano entrevistou Simone, que é conhecida por ser gramadense e por sua dedicação às causas sociais.
Filha de Nelson Dinnebier e Ivone Merckel Dinnebier, Simone é bacharel em Psicologia pela PUCRS e Bacharel em Administração de empresas pela UFRGS. Também tem pós-graduação em Logoterapia, Psicologia Transpessoal e Marketing. Facilitadora certificada do método FIB ( Felicidade Interna Bruta) pelo Instituto Feliciência de Brasília e trabalha há 36 anos com Psicologia Clínica e Organizacional, desenvolvimento humano e orientação vocacional.
1- Como foi a experiência no legislativo?
Muito positiva. Fui muito bem recebida pelos colegas vereadores, e aproveitei a oportunidade para trabalhar com minhas pautas e fazer contatos.
2 – Qual a importância de um local como a Câmara de Vereadores, para trabalhar causas sociais?
Muito importante, pois você pode levar essas pautas para serem debatidas e propor projetos de lei, além de trabalhar com a possibilidade de novas políticas públicas.
Durante as Sessões da Câmara de Vereadores apresentei o Projeto FIB (Felicidade Interna Bruta) e suas justificativas e propostas, como um novo parâmetro de desenvolvimento social sustentável da ONU para os países. Também apresentei projetos de lei na área da causa animal e ambiental.
3 – Conte um pouco sobre este trabalho pelo Bem Estar Social e pela Causa Animal.
O Bem Estar Social venho praticando como profissional de saúde mental e desenvolvimento humano, além do trabalho com psicologia clínica. Também estou realizando atividades de palestras voluntárias e entrevistas nas rádios locais com esse tema. Atualmente estudo Psicologia Positiva e Florescimento Humano e sou especialista em FIB (Felicidade Interna Bruta).
Na causa animal minha história já inicia na infância, adotando e resgatando animais. Sempre participei de ONGs da Causa Animal, e quando retornei para morar em Gramado fundamos a Consciência Animal de Gramado. Depois fundamos a Associação Mãos Dadas Patas Salvas, onde atualmente sou presidente. Recebi o prêmio Mulheres Notáveis de Gramado pelo trabalho com a causa animal no Centro Municipal de Cultura de Gramado, com a participação do fotógrafo Adriano Gonçalves. Sou co-fundadora e atual presidente da SVB filial Gramado e Canela (Sociedade Vegetariana Brasileira), considerada umas das 7 instituições que mais ajudam os animais no Mundo.
4 – A Simone Dinnenier irá continuar na vida pública? Quais são os próximos passos?
Bem, no momento trabalho com minhas pautas de outras maneiras, pelas associações e ONGs, e fazendo trabalhos voluntários. O futuro pode nos reservar novas possibilidades de participação política, de forma direta ou indireta.