No São Chico Beatle Festival (19, 20, 21/01), os artesãos de São Francisco de Paula estavam com um espaço para expor e comercializar suas produções, em técnicas variadas, na estrutura montada no lago São Bernardo. Além do espaço cedido durante a data, estes profissionais exibem suas produções, diariamente, no Container do Artesanato, na Praça Podalyrio Alves da Silva (centro da cidade). No Container se encontram produtos artesanais em crochê, pintura em tela, madeira e tecido, trabalho em madeira, patchwork, macramê, esculturas e costura.
A artesã Angela Cristina da Silva estava vendendo amigurumis em crochê. Esta é uma técnica de artesanato que nasceu no Japão, nos anos 80. A palavra Amigurumi é formada por duas: Ami, que significa tricô ou malha, e Nuigurumi, que é bicho de pelúcia. Angela conta que estes bichinhos tem bastante procura pelos visitantes. Na ocasião, sua neta, Fernanda Guimarães Gomes, com 7 anos, estava demonstrando pontos de crochê. Fernanda acompanha a avó nos eventos e nos dias de escala de trabalho no Container. “O crochê faz parte da vida dela, que aprendeu os primeiros pontos comigo”, conta Angela.
A pequena Fernanda mostra destreza e agilidade na confecção de pequenas peças, utilizando a agulha de crochê e linha. Durante o festival de música, Fernanda vendeu um amigurumi Unicórnio, feito por ela e pela avó. O dinheiro seria utilizado para ir ao circo, que está instalado na cidade, mas a pequena artesã optou por comprar uma mochila nova, para usar no reinício das aulas, em fevereiro.
Em março serão promovidas oficinas gratuitas de artesanato, com aulas ministradas pelos artesãos do município, no Container do Artesanato.
Foto de Élica Brenda.