A COOPERACRE – Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre – se tornou referência mundial na produção de castanhas, apostando na sustentabilidade. O reconhecimento é fruto do trabalho que a entidade vem desenvolvendo para desvencilhar o produtor extrativista do intermediário e buscar melhores mercados que valorizem os produtos da floresta em pé.
A Shambala Naturais – empresa fundada pelo gaúcho Constantino de Freitas e sediada em Gravatal (SC) – também comemora a distinção, já que a COOPERACRE é um de seus fornecedores de castanhas-do Brasil, o que vem ao encontro de seu comprometimento com a sustentabilidade.
Parceira do Fundo Amazônia, a Cooperativa conta com mais de 2.500 famílias cooperadas, reúne 12 cooperativas e 25 associações comprometidas com a proteção do meio ambiente e o progresso econômico sustentável que melhora a vida das comunidades. As castanhas são totalmente orgânicas e livres de qualquer tipo de toxina. Com isso, atende à crescente demanda por produtos orgânicos e garante a credibilidade exigida pelas grandes indústrias alimentícias mundiais.
A fim de potencializar ainda mais sua atividade, a entidade emprega tecnologia e inovação no processo de beneficiamento das castanhas. As cascas também são usadas para produzir o biocombustível empregado na própria atividade industrial, tornando o processo industrial ainda mais limpo.
E as castanhas comercializadas pela Shambala Naturais já chegaram na Região das Hortênsias, podendo serem encontradas em diferentes lojas do mercado verde, como Armazém Viezzer, Tudo em Grãos, Banca da Floresta, Armazém Fit, Supermercado Brombatti, entre outros.
Créditos:
Arquivo Castanhas: Sistema OCB