O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Portal Serrano

portalserranors@gmail.com

Laços que encantam em São Francisco de Paula

Em tempos de inspiração em ambientes diversos, o desenho Minnie Toons, estrelado por Minnie Mouse e Margarida, encantou muitas meninas e suas mães, com o universo dos laços decorativos. Na animação, Minnie e Margarida mostram o dia a dia da sua loja de laços. Aqui em São Francisco de Paula, a artesã, Miriana da Rosa Rau, também tem a sua loja de laços. A atividade iniciou em 2013, quando a filha mais velha, Sabrina, com 4 anos, participava de muitas atividades artísticas. A ideia era ter uma nova fonte de renda para custear essas atividades. A produção inicial, com laços e tiaras, foi de acordo com o gosto da Sabrina e conforme ela usava os acessórios, as amigas olhavam e gostavam. Assim as mães das amigas foram fazendo encomendas para a Miriana. 

Hoje são muito modelos no mercado, mais de 50, garante ela. “Todo dia tem um artesão criando, adaptando um modelo. Os cinco mais procurados são o laço gravatinha, o boutique, o cruzado, o estilo e o amora”, diz Miriana. 

Seu maior público é o dos bebês, onde as mães pedem as faixinhas/tiarinhas para recém-nascidos, um modelo mais delicado. Miriana trabalha sozinha e hoje concilia os laços com a rotina com as duas filhas. No meio desta trajetória nasceu a caçula Júlia, que também adora os laços. E Sabrina já tem 14 anos. 

O artesanato exige habilidade manual, uso de bons materiais, mas também pede inspiração. E esta vem da internet. Hoje, muitas artesãs mostram seus trabalhos nas redes sociais. Miriana admira o trabalho de Suelen Ateliê 3 Marias, Polyana Formoso, Ana Paula Nazário Ateliê Vovó faz laços e Marley Ateliê Lacinhos da Tetê. Ela nos conta também que este universo não é somente feminino, e que nas redes, muitos meninos artesãos estão mostrando seu trabalho sem preconceito.

Por falar em redes sociais, é ali que as suas vendas acontecem, no facebook Mimos da Miri e no instagram @mimosdamiri.

Foto: acervo pessoal da artesã

Postagens Recentes
Colunistas

Pés descalços

Minha avó materna nunca despiu os pés na minha frente. Raras foram às vezes em que a vi usando sapatos.

Assine nossa newsletter