A temporada do Escutarte, no segundo semestre de 2023, iniciou em agosto, com o filme Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, lançado em 1963. O projeto tem como objetivo conversar sobre cinema para além dos limites do entretenimento. O Escutarte é organizado por Sabrina Sironi e Neusa Hickel e estes encontros ocorrem desde 2019.
“No Escutarte propomos uma potencialização de nossas vidas cotidianas, em que o cinema cria e, ao mesmo tempo nos revela, por meio de imagens óticas e sonoras, a possibilidade de um pensamento complexo e descentrado, explica Sabrina.
Nesta nova temporada o Escutarte trouxe um novo complemento – compor com a Literatura brasileira, para experimentar, e provocar efeitos de criação, abrindo frestas entre a diversidade de linguagens, mostrando múltiplos caminhos, que podem levar à arte. Linguagens, como instrumento de expressão, em todos os caminhos e conexões possíveis.
Já aconteceram dois encontros neste semestre, com o projeto do Escutarte Cinema e Literatura – Autores Nacionais, e seus convidados literários. O terceiro encontro ocorre no dia 5 de outubro (quinta-feira) com a minissérie CAPITU, episódios I, II e III, às 18h, no restaurante Capullo Restaurante e Bar, em Canela/RS. Após a exibição dos episódios, acontece uma roda de conversa com a construção de um diálogo com a psicanálise, filosofia e literatura. A convidada literária desta edição é Lisiane Pinto, coordenadora da UAB Gramado – Pólo Véra Grin.
Crédito da foto: Jeferson Rodrigues