Na quinta-feira (21/09), o Marco Temporal foi considerado inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília. Aqui em São Francisco de Paula, a cacica Cunllung e sua família do povo Xokleng Konglui ocuparam as casas de dentro da Flona – Floresta Nacional.
Há quase três anos vivendo na beira da estrada, esta é uma ação direta, que traz mais estrutura e segurança para a comunidade, enquanto esperam os estudos de demarcação.
Na quinta-feira também foi comemorado o Dia da Árvore e nesta data, a comunidade Xokleng participou de uma reunião com representantes da Funai e do ICMBio (órgão de gerência da Flona), para tratar sobre a criação do GT de identificação e delimitação da terra, bem como sobre o usufruto da Floresta Nacional de São Francisco, para suas atividades tradicionais. A comunidade da Retomada Xokleng Konglui, ao final da reunião, informou aos representantes dos órgãos de governo que vão se manter dentro da Flona e irão aguardar lá, dentro do território originário, pela demarcação, e não mais na beira da estrada.
Recordando que na madrugada de 20 de agosto, a comunidade sofreu uma ameaça de homens armados, que se dirigiram até o local e fizeram disparos de armas de fogo contra os indígenas. Nesta ocasião os Xokleng da Retomada Konglui viviam nas margens da RS 484, em frente à Floresta Nacional de São Francisco de Paula
Para quem quiser apoiar a Retomada Xokleng Konglui de São Francisco de Paula/RS, o PIX:
culungteie@gmail.com
Crédito da foto: Vicka Kommers