O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Portal Serrano

portalserranors@gmail.com

Vanessa Masotti, uma mulher, que por amor à família e às plantas criou um novo estilo de vida

Quando as pessoas encontram o seu propósito, a vida flui. Vanessa Masotti acredita no poder de cura das ervas, dos chás e por isto busca, diariamente, tentar viver o Caminho do Meio. Aos 45 anos se sente em casa quando está rodeada pelas ervas e flores. Moradora em uma casa bem no centro de Gramado, ela é a criadora da Viva Planta Vegana, que nasceu em 2018 por uma necessidade de saúde, onde era preciso uma mudança da alimentação, que pedia a diminuição e até a retirada total da lactose das refeições na família. “Na época estava difícil a troca, justamente, pelo sabor e textura dos produtos que estavam no mercado. E assim, a Virginia Cândida, da Viveg entrou na minha vida e apresentou um mundo de possibilidades. Na época eram longas mentorias, para aprender a fabricação de produtos à base de castanha de caju. Já produzi queijos de casca florida, como o brie, queijos tipo gorgonzola, muçarela. Com ela aprendi as melhores receitas, aprendi a parte química, que ocorre durante a fermentação, o porquê do uso de algumas ferramentas, como equilibrar sabores, texturas e aromas. Com o tempo fui falando sobre o assuntos, as pessoas foram querendo provar, conhecer e aí nasceu a Viva Planta Veganos”, conta Vanessa.

A linha de produtos é totalmente voltada para a alimentação do dia a dia:  manteiga fermentada, cremes fermentados de alho poró, de ervas finas, “perfeitos para acompanhar pães, biscoitos, como um cream cheese mesmo”. Vanessa ainda acrescenta que estes também são versáteis para criar um bom molho para massas, recheio de tapiocas, rechear cebolas, tomates, abobrinhas, além de substituírem muito bem o creme de leite, feito de leite animal. “Tem também o doce de leite que eu, particularmente, adoro, fica perfeito como recheio de tortas, bolos, acompanhar churros, rechear pãezinhos ou mesmo puro”, complementa ela.

A produção é totalmente artesanal. As castanhas vem direto do produtor. “Quando as recebo, faço uma fermentação controlada, de 15 a 30 dias. Este tempo ajuda na digestibilidade, diminui o retrogosto e melhora a textura do produto final. Além da fermentação das castanhas, há uma fermentação dos produtos, que leva mais cinco dias, até ficarem prontos. É nesta etapa que entram fermentos veganos específicos, que vão aprimorar sabores e aromas”, detalha a produtora.

Com o tempo, a manteiga foi se tornando o carro chefe de vendas, e alguns hotéis da região, já oferecem para os hóspedes. A produção é semanal. Alguns clientes compram direto pelo perfil do Instagram ou com parceiros de venda: a Verde Verso, em Canela e a Banca da Floresta, em Gramado.

 

Viva Planta Arte Botânica

Em 2014, Vanessa estudava as ervas aromáticas e ervas medicinais, pela visão da Medicina Chinesa, com dois professores de São Paulo, a Janete Santos Moreno e o Máximo Ghirello. Durante esses últimos anos fez alguns cursos com eles em Osório, Curitiba e Campinas. Mas foi em 2019 que surgiu a Viva Planta Arte Botânica, inicialmente com incensos para tratar ambientes e as próprias pessoas. “Os incensos são uma extensão de um trabalho desenvolvido junto com o Professor Máximo, que se chama O Jardim do Coração (são jardins de ervas cujo primeiro jardim foi construído em Tramandaí, em 2018. E no verão de 2020 tivemos a oportunidade de construir outro aqui, em Gramado durante um curso presencial), as ervas usadas nos incensos são a colheita do Jardim, são plantadas com a intenção do Baguá, do I Ching para harmonizar nosso espírito”, afirma Vanessa. Ela ainda salienta que um jardim é construído para curar um lar, uma família. “Depois, entre 2020 e 2022, tive a oportunidade de fazer o curso de formação como Herborista, de forma mais completa e aprofundada na Medicina Chinesa. A adaptação nos tempos de pandemia acabou nos aproximando dos professores, através de aulas online ao vivo”, completa ela.

 

Já o trabalho com as flores nos Quadros Botânicos é uma paixão antiga, mas que começou a se materializar há pouco tempo. As flores estão presentes há anos na composição de alguns incensos, e agora, através dos quadros, trazem essa energia potente e ao mesmo tempo leve e delicada para dentro de casa de forma permanente.  A intenção é sempre a cura e o amor ao nosso espírito. “O mundo vegetal é forte, vibrante, se faz presente a todo momento e a sabedoria milenar dos chineses (parte do conhecimento, que tenho hoje, está em tratados com mais de 5.000 anos) mostra pra gente um outro modo de ver a vida, mas principalmente, potencializa nosso respeito e admiração pelo reino vegetal. Eu sigo aprendendo, estudando e produzindo peças e alimentos que acredito, entregam excelência e amor”, conclui a moça apaixonada por plantas.

 

O trabalho da Vanessa pode ser acompanhado e encomendado pelo Instagram nos perfis:

@nessamassotti @vivaplanta.artebotanica

Postagens Recentes
Colunistas

O jogo dos muitos erros

Ao olhar esta foto você enxerga o quê? Sofás jogados, lixo espalhado. Você enxerga um animal amedrontado também? Um filhote

Assine nossa newsletter