Durante todo o mês de agosto, o Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen receberá a exposição “Nuestras Raíces”, desenvolvida a partir de um intercâmbio entre Brasil e Uruguai. Serão onze artistas gramadenses e onze artistas uruguaios expondo na cidade da Serra Gaúcha.
A ideia do intercâmbio cultural surgiu do contato da artista plástica uruguaia, Laura Frontini, com a artista visual e coordenadora dos espaços culturais de Gramado, Débora Irion. As duas são as curadoras da exposição: Laura definindo as obras de artistas uruguaios e Débora os gramadenses.
“Esperamos que seja o início de um intercâmbio cultural bastante positivo. Aguardamos a visita dos artistas gramadenses no nosso país, onde realizaremos uma nova exposição que acontecerá no Castelo de Piria, departamento de Maldonado na praia de Piria”, comenta Laura.
A exposição inaugura no dia 04 de agosto e fica em cartaz até o dia 30 do mesmo mês, e está agendada para ser repetida no Uruguai em 2024.
“Uruguai e Brasil, em especial o Rio Grande do Sul, compartilham de raízes e costumes muito semelhantes, o que aproxima os dois países, portanto, faz todo o sentido que essa exposição aconteça em ambos os locais. Por obra do destino, a versão uruguaia será em Maldonado, que é
cidade irmã de Gramado”, avalia Débora.
Crédito: Ascom/PMG