Nesta quarta-feira, 26/07, o Museu do Festival de Cinema de Gramado realiza debate sobre acessibilidade universal em museus. O evento, marcado para às 19h, conta com a participação de renomados professores de cursos de Museologia do estado: o Prof. Dr. Daniel Maurício Viana de Souza, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e a Prof. Dra. Jeniffer Alves Cuty, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O intuito do debate é fomentar discussões e compartilhar ideias sobre como tornar os museus mais inclusivos e acessíveis a todos, independentemente de suas necessidades e limitações físicas. A busca pela acessibilidade universal visa assegurar que pessoas com deficiências, idosos, gestantes, crianças e qualquer outro público encontrem oportunidades iguais para desfrutar da cultura e do patrimônio expostos nos museus.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e o Museu do Festival de Cinema de Gramado. Ao longo dos próximos seis meses, essas instituições unirão esforços para desenvolver um projeto abrangente de acessibilidade. O objetivo é adaptar o museu, suas exposições e serviços, para garantir uma experiência rica e eficaz a todos os visitantes, independentemente de suas necessidades específicas.
A expectativa é que o debate inspire, não apenas profissionais da área cultural e museológica, mas também gestores públicos, educadores e demais interessados em promover a cultura de forma democrática e igualitária.
De acordo com a museóloga do Museu do Festival de Cinema de Gramado, Me. Helen Espinosa, mediadora do debate, “a acessibilidade em museus é um tema de extrema importância, pois todas as pessoas devem ter a oportunidade de desfrutar e aprender com as exposições e acervos culturais. Infelizmente, muitos museus ainda apresentam barreiras que dificultam ou impedem o acesso de grupos minoritários.”
O evento é aberto a todos os públicos, com entrada gratuita e emissão de certificado.
O Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016, e tem como seus pilares o acesso democrático à cultura, e valorização das comunidades locais, no entorno de onde estão inseridos seus empreendimentos.
Aberto diariamente das 10h às 21h, o Museu conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Avenida Borges de Medeiros e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.
Foto: Rafael Cavalli