No dia 12 de julho, a Lei Municipal 3.808/2020 entrará em vigor no Município. Com a proximidade da sua vigência, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) intensificou o planejamento estratégico das ações destinadas ao comércio local.
A pasta tem contado com o apoio da Secretaria da Educação, que exerce um papel fundamental de integração e articulação das ações de educação ambiental, realizadas nas escolas municipais, no decorrer das prorrogações da referida Lei. O foco é mostrar aos alunos que, pequenas ações locais, contribuem para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis. Exemplo disso, foi o Lançamento da Cartilha de Atitudes Sustentável, em 2021, e as atividades contínuas de educação ambiental realizadas.
Outro ponto relevante, é o processo de construção da mudança de hábitos da comunidade, em relação a redução do consumo do plástico, a partir da execução do Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico. Este Programa será realizado, em parceria com a Secretaria da Educação e a Secretaria de Inovação, e terá como multiplicadores das ações de orientação e educação, o Sindtur Serra Gaúcha, Sindilojas, Associação Gaúcha de Supermercados e Unidasul.
“Vamos unir esforços e focar nas ações de orientação, pois a aplicação de um novo sistema normativo prescinde de práticas permanentes de educação ambiental”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.
Na última semana, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente foram até a escola Presidente Vargas para uma ação de educação ambiental, que teve como principal objetivo, falar sobre a separação correta dos resíduos e as alternativas, que podem ser adotadas no dia a dia para que seja produzido menos lixo.
Através de uma dinâmica interativa, os alunos precisavam escolher itens como plásticos, papéis, cascas de frutas, pilhas, celulares e descartar no lixo correto, escolhendo entre o orgânico, seletivo ou especial.
Foto: Ascom/PMG