O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado a Secretaria de Meio Ambiente, conta a partir deste mês com uma sala equipada para castração de cães e gatos. Depois de um período de readequação do local, conforme as exigências sanitárias, a sala foi oficialmente inaugurada no final de maio. A administração municipal investiu R$ 50 mil para atender todas as exigências e obter a autorização para funcionamento do Conselho de Medicina Veterinária.
O secretário de Meio Ambiente, Luiz Everton Moojen Ferreira, esclarece que, no último ano foram investidos, em torno de R $100 mil, em iniciativas que contemplam as demandas da causa animal, no município. Conforme o secretário, as pessoas de baixa renda, e as que fazem parte de programas sociais, poderão fazer um cadastro para ter acesso ao serviço. “Os moradores que se enquadram nos critérios devem procurar o Departamento de Bem-Estar Animal para receber todas as orientações sobre o programa, inclusive do pós-operatório, que fica sob a responsabilidade do tutor do animal, com a colaboração da médica veterinária Marília Castilhos”, acrescenta o secretário.
O município também aderiu ao programa Melhores Amigos do Governo do Estado, que prevê políticas públicas para o bem-estar animal. Bom Jesus recebeu uma verba de R $47 mil para ser aplicada no programa de castração.
Foto: Prefeitura de Bom Jesus