O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Portal Serrano

portalserranors@gmail.com

Dia de Combate ao Glaucoma, em São Chico

Ação no próximo sábado vai medir a pressão dos olhos e alertar sobre uma doença grave e silenciosa: o glaucoma

No próximo sábado, ocorre o dia de combate ao Glaucoma, em São Francisco de Paula. Uma doença perigosa que pode levar a perda da visão e geralmente avança de forma silenciosa. Nessa ação será possível medir de graça a pressão dos olhos, o atendimento será na sociedade Cruzeiro. O atendimento será das 8h30 às 11h30 da manhã. 

O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas. O que leva  à diminuição ou à perda de campo visual, além de vista embaçada. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou por uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

O que torna ainda mais preocupante é que na maioria dos casos, o paciente não apresenta sintomas – por isso o glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível.


O que causa glaucoma?

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão ocular, associada à lesão do nervo óptico. Essa pressão acontece devido ao aumento de um líquido chamado de humor aquoso, produzido na parte anterior do olho, ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal.

A doença também pode acometer crianças, embora elas não manifestem nenhum tipo de sintoma. As crianças podem vir a apresentar glaucoma congênito de evolução tardia, que acontece nos primeiros anos de vida, ou glaucoma juvenil, que surge geralmente aos quatro ou cinco anos de idade. Mesmo não havendo sintomas, as crianças podem sofrer danos no nervo óptico.


Tipos da doença

 Agudo: quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo são emergenciais.

Crônico: é o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico.

Glaucoma congênito: o tipo em que o indivíduo já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e deve ser tratado imediatamente.

Glaucoma secundário: costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, por traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.


O Diagnóstico

Um exame ocular pode ser usado para confirmar o diagnóstico de glaucoma. O médico precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, que geralmente é dilatada. O especialista geralmente realiza um exame completo do olho.

Apenas a averiguação da pressão intraocular não é suficiente para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão ocular costuma mudar. É o primeiro passo, mas outros exames deverão ser feitos para que o médico possa diagnosticar o paciente com glaucoma ou não.


Fatores de risco

Os especialistas alertam para alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de glaucoma e levar à cegueira se não tratados: pressão intraocular elevada; idade acima dos 60 anos ou acima dos 40 anos para o caso de glaucoma agudo; afroamericanos são mais propensos a desenvolver glaucoma, do que pessoas caucasianas, principalmente os acima dos 40 anos; histórico familiar de glaucoma pode elevar as chances de um indivíduo desenvolver a doença; Doenças no olho, como alguns tumores, descolamento de retina e inflamações, aumentam o risco de glaucoma; Fazer uso por muito tempo de medicamentos à base de corticosteróides; Doenças como diabetes, hipertensão, hipertireoidismo e problemas cardíacos;


Dia de Combate ao Glaucoma

Os moradores de São Francisco de Paula têm a chance de dar o primeiro passo e verificar como anda a pressão nos olhos. O atendimento, totalmente de graça, será na sociedade Cruzeiro, das oito e meia às onze e meia da manhã deste sábado, dia 27 de maio.

Foto: Freepik.com

Postagens Recentes
Colunistas

O jogo dos muitos erros

Ao olhar esta foto você enxerga o quê? Sofás jogados, lixo espalhado. Você enxerga um animal amedrontado também? Um filhote

Assine nossa newsletter