O seu canal de notícias dos Campos de Cima da Serra

Portal Serrano

portalserranors@gmail.com

Abril Indígena

A aldeia Kaingang Kógunh Mág, situada em Canela, compartilha suas vivências e diversidade cultural em abril, mês para reflexão dos povos indígenas

Atualmente existe um movimento de valorização da pluralidade étnica e cultural dos povos originários no Brasil. Este movimento tem impulsionado importantes e necessárias mudanças na sociedade brasileira. Como um dos marcos, dessas mobilizações, temos a celebração e reflexão proposta pelo Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), que substitui o antigo “Dia do Índio”, a partir da Lei 14.402, promulgada em 08 de julho de 2022. O propósito central da mudança é evitar estereótipos e reforçar as identidades e a diversidade cultural desses povos.

O projeto cultural da aldeia Kaingang Kógunh Mág, de Canela, que está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, agora no mês de abril, chega na sua quarta etapa de ações nas regiões das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra (Canela, Gramado e São Francisco de Paula), trazendo maior consciência e conhecimento sobre a riqueza cultural dos Kaingang.

Estas atividades, que acontecerão, nas próximas semanas, têm como objetivo refletir e dar visibilidade aos direitos e garantias dos povos indígenas, debater os problemas, que afetam essas populações e mobilizar a atuação, em defesa dos povos originários, além de possibilitarem o compartilhamento de suas vivências, enquanto habitantes deste território há centenas de anos.

A aldeia ainda firmou parceria com Secretaria de Educação de Gramado, que adquiriu 300 exemplares do livro A araucária e a gralha-azul: uma história dos antigos Kaingang. A obra infantil conta o mito de origem sobre a relação ecológica deste povo e sua espiritualidade, passada de geração em geração.

“Esta parceria é muito importante para nós. Iremos transmitir essa história infantil para 12 turmas das escolas de Gramado, além de receber outras na Flona, onde também mostraremos nossa aldeia a elas”, informa o cacique Mauricio Salvador.

Para completar o mês de intensa programação do Abril Indígena, a Kógunh Mág foi convidada a estar presente em Porto Alegre, dia 18/04, para 3 atividades em locais estratégicos e históricos: a Biblioteca Pública do Estado, a Escola Superior do Ministério Público e o Museu Júlio de Castilhos, onde o cacique e outros membros da aldeia participarão de debate, exibição de documentário sobre a Retomada de seu território e contação de histórias.

 

Agenda de Abril aberto ao público:

18 de abril

15h – Clube de leitura da Biblioteca Pública do Estado*

18h – Debate na Fundação do Ministério Público*

19h – Exibição de documentário e debate no Museu Júlio de Castilhos*

*em Porto Alegre

 

19 a 21 de abril

11h às 19h – Exibição do documentário (ao longo do dia)

Local: Museu do Festival de Cinema de Gramado – Gramado

 

20 de abril

19h – Apresentação de dança e bate papo cultural

Local: UAB Polo Véra Grin – Gramado

 

21 de abril

15h – Exposição e oficina de artesanato

Local: Lago Negro – Gramado

Inscrições antecipadas pelo Instagram @kaingangcanela

21h – Live indígena do Museu do Festival de Cinema: @museucinemagramado

 

22 de abril

14h30min – Painel sobre o manejo de cipós e taquaras

15h30 – Atividades esportivas

Local: FLONA – Canela 

 

27 de abril

19h30min – Exibição do documentário e debate

Local: UERGS Hortênsias – São Francisco de Paula  

Postagens Recentes
Postagens Recentes
Colunistas

Pitoco, o cãozinho guerreiro

Quem acompanha minhas redes sociais sabe que, recentemente, um cachorro da raça pitbull se soltou da guia de passeio, aqui

Colunistas

Pés descalços

Minha avó materna nunca despiu os pés na minha frente. Raras foram às vezes em que a vi usando sapatos.

Assine nossa newsletter