Medida tem como meta dar tranquilidade e segurança à comunidade escolar.
A Secretaria de Educação de São Francisco de Paula implementou esta semana uma série de medidas para garantir a segurança nas escolas municipais. Entre as ações está o monitoramento das escolas através de ronda realizada pela Guarda Municipal, além de uma viatura disponibilizada pela Brigada Militar para atender somente a comunidade escolar e também realizar monitoramento destes locais. A Polícia Civil está responsável pelo acompanhamento das redes sociais, avaliando ameaças e comportamento de rede.
Tecnologia a serviço da segurança:
A CentralSeg, em parceria com o município, vai instalar câmeras de segurança e videomonitoramento na rede escolar municipal, além de um botão de pânico que será um canal direto em caso de emergência.
Hoje, esta prevista uma reunião, com a presença da secretária de Educação de São Francisco de Paula, Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann, onde será traçada a continuidade deste plano junto às forças de segurança e lideranças municipais. A secretaria de Educação também destacou que a comunidade escolar está ao lado dos pais neste momento delicado para buscar ações e minimizar possíveis riscos para os estudantes e profissionais da educação. “É importante que todos nós estejamos atentos a qualquer sinal ou indício de atitude que possa gerar atos de violência, não só neste momento, mas a todo o tempo”, disse Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann.
Recomendação de especialistas:
A recomendação de especialistas é de cautela ao tratar deste assunto, a fim de minimizar o sentimento de caos e o risco de novos ataques inspirados por notícias falsas e espetacularização da tragédia. A regra é buscar informações nas escolas, na Secretaria de Educação ou nos órgãos de segurança.
Foto: Josiele Silva