São Francisco de Paula realiza nesta quinta tradicional feira.
A 16ª feira do peixe começa cedinho, a partir das oito horas da manhã, em frente a secretaria de Agricultura de São Francisco de Paula, na avenida Júlio de Castilhos, número 60. Neste ano, participam cinco produtores que vão comercializar carpas, jundiás e catfishs. O consumidor pode comprar os peixes vivos ou frios. É a oportunidade de levar um peixe fresquinho e saudável pra casa, garantia de ainda mais sabor aos pratos desta sexta-feira santa.
De acordo com a secretaria de Agricultura do município a feira do peixe é uma tradição e ajuda a fomentar a piscisultura, que é a produção de peixes em ambientes controlados. Incentivar esse tipo de produção está entre as principais metas da secretaria. Nos últimos anos a feira do peixe comercializou, em média, duas toneladas e meia de peixes.
A feira do peixe é realizada pela secretaria municipal de Agricultura e pela Emater, com apoio do sindicato rural, do sindicato dos trabalhadores rurais, da associação rural de São Francisco de Paula e do Sicoob.
Essa é a trigésima sexta ação realizada em comemoração ao aniversário de São Francisco de Paula. Ao longo do ano de 2023, a administração municipal vai realizar 120 atividades e eventos para comemorar os 120 anos do município.
E tem pesca liberada no lago:
Hoje, quinta-feira e amanhã sexta-feira santa, a tradicional pesca no Lago São Bernardo está liberada, das seis da manhã às oito da noite. É a chance de garantir o peixe para a ceia da família. Mas atenção: somente é permitida a pesca artesanal com caniço, nada de redes ou equipamentos similares. A prática de banho e natação também não é permitida no lago.
Foto: Josiele Silva